A Justiça Brasileira está cada vez mais digital e a rotina do advogado também segue nessa tendência. Sendo assim, a adoção do Certificado Digital OAB para acesso, tramitação e assinatura digital no sistema judiciário cresce gradualmente em todo o país.
Porém, engana-se quem pensa que a tecnologia é só para advogados: o Certificado Digital é, na verdade, para todos os envolvidos no poder judiciário, como magistrados, servidores, juízes, controladores e outros profissionais do meio. Em plataformas como o PJ-e, por exemplo, o Certificado Digital é imprescindível para realizar qualquer ação dentro dela, como peticionar ou acessar autos.
Na prática, isso significa:
redução de horas de trabalho, pois elimina a necessidade de deslocamentos;
diminuição de custos com impressão, manuseio, transporte e armazenamento de papéis;
e a adoção de uma cultura paperless e mais sustentável.
O que é o Certificado Digital OAB?
O Certificado Digital OAB é o Certificado de Pessoa Física (e-CPF) A3 atrelado ao registro do profissional na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o qual garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às transações realizadas na esfera eletrônica. Portanto, permite que o titular assine digitalmente qualquer tipo de documento e realize processos com segurança, rapidez e validade jurídica, sem a necessidade da presença física.
Por meio deste documento, o profissional pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção, como, por exemplo, visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico.
Avaliações
Não há avaliações ainda.